sexta-feira, 24 de junho de 2011

ARTISTA AMIGO DA ESCOLA 3

Entrada do "Centro de Educação Infantil Henrique Marques"
Bairro São Roque



Querido Agê Pinheiro....


"A capacidade das crianças conhecerem, descobrirem e resignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais, dar-se-á através da ação pedagógica!"  Obrigado por enriquecer ainda mais o nosso trabalho, com carinho, Equipe do Centro de Educação Infantil Henrique Marques"  
Itajaí, 22 de junho de 2011  




Grupo Girafa - Berçário I
Grupo Avião - Berçário II e Maternal I
Grupo Borboleta - Maternal II
Grupo Elefante - Jardim I e II





...Comemoração ao aniversário da cidade.

Leitura da obra de Agê - explorando os sentidos através da textura composta em tecidos coloridos, tampa pet e tinta guache.
Painel com obra de Agê desenvolvidas em aguada de guache , jornal e colagen em papelão


Painel de referência para as crianças em torno das obras de Agê Pinheiro

Agê apresentando sua história e a sua eterna relação com o mar devido aos seu pai, um Mestre de Barco...

Trabalhindo de Maria Júlia..guache, palha, botão e E.V.A, a cultura em "mesa farta".

Balaio executado a partir da obra de Agê....o peixe em algodão reflete bem a pureza do universo infantil, lindo!!!

A arte situa-se no campo das possibilidades, fazer a diferença será sempre a grande obra.

Agê explora em sua apresentação as formas geométricas em sua obra e as cores básicas, os referenciais como: casinha, janelinha e o peixinho antena com os pequeninos.

...num momento, a curiosidade e o "estar" de perto.


Agê recebendo um cartão de agradeciemento pela visita.
(texto da abertura desta postagem)

Agê recebe uma surpresa......

......uma camiseta pintada por todos os pequeninos  onde cada um falou de sua composição, seu mundo simbólico.   Emocionante!!!! 


A despedida foi marcada com muita alegria e com a convicção de que,  o "retorno" não compreende apenas a presença "física", mas,  o que para eles e deles teremos para o resto de nossas vidas.




Na saída da unidade, disposto na sala,  um cesto com a representação da obra de Agê Pinheiro:
 "todos os olhos"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ARTISTA AMIGO DA ESCOLA 2....o trabalho continua.


Visita ao Colégio São José

Agê se apresenta e conta um pouco de sua história, referências culturais em seu trabalho advindas de seu  pai (im-memoriam), Mestre de Barco 

Fala da técnica utilizada, especialmente o relevo empregado, facilitador para pessoas com deficiêcia visual 


Agê responde a muitas perguntas, explicando a importância da arte como instrumento formador de cidadania e senso crítico da realidade


Falou também das "tipologias" no uso do termo, como arte decorativa e arte de reflexão....

A partir dos elementos geoméricos básicos, como: quadrado, círculo e triângulo, explorou junto ao alunado as várias possibilidades do exercício cognitivo da composição, do que podemos inventar...  

Agê recebendo um presente da turma como demonstração de carinho e agradecimento


O encontro culminou num momento festivo de encantamento

Apresentação em data show da arte enquanto patrimonio material e falou dos equipamentos públicos que salvagardam obras de vários artistas.  Agê falou do Museu Histórico de Itajaí que possui em sua Reserva Técnica uma Pinacoteca
Falou também a partir da exposição em data show de suas oras da fase   " Construtores de Sambaqui" a arqueologia itajaiense e o Museu Étno-Arqueolólogico que acerva boa parte do sítio encontrado no bairro Itaipava










sábado, 18 de junho de 2011

ARTISTA AMIGO DA ESCOLA 1


Recentemente comecei a visitar a convite de prefessores(as), visitas nas unidades escolares públicas e particulares para falar e desenvolver atividades lúdicas que abordassem a importância da arte no cotidiano social, instrumento fundamental para a formação de cidadãos conscientes de sua história e cultura. Estas abordagens levam o alunado a compreender a dimensão da arte como instrumento do exercício criativo de seu pensamento e atitude. Além disso, passam também a conhecer os espaços públicos existentes no município como: Galerias de Arte, Museu Histórico de Itajaí, Museu Étno-Arqueológico, Centro de Documentação e Memória Histórica, entre outros - importantes instrumentos que nos auxiliam a descoberta de nossa história e o que dela possamos utilizar para melhorar a sociedade a qual pertencemos.




        Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Espíndola
             Rede  Municipal de Educação. 



  Professoras envolvidas : Giseli, Jaqueline  e Ana Paula 
                                           
As formas geométricas e  o emprego no desevnolvimento cognitivo da exploração das formas que compõe  o mundo que nos cerca
 Agê recebendo homernagem da aluna....momento mágico do carinho prestado ao artista pelo trabalho desenvolvido na unidade de ensino.



Momento da despedida - a missão e o carinho cumpridos.
Agê ......a arte nos possibilita a desenhar,  pintar o quê e de que maneira queremos, é a mente que nos dá a liberdade de expressar a  forma.  Representar a realidade cabe a câmera fotográfica.

Agê recebe o cartão  de agradecimentos com os nomes de todos.






      Escola Básica Alberto Wener
     Rede Municipal de Educação

Trabalho executado com alunos do terceiro ano da professora  Rosane.





 Escola Básica Alberto Werner.....alunos(as) em torno da arte
Escola Básica Alberto Werner....Agê demonstra  aos alunos(as) o que se pode fazer a partir das formas geométricas na apresentação em data show de uma de suas obras.


Obra criada pelos alunos(as) e presenteado ao Agê.








Enquanto Diretor do Museu Histórico de Itajaí,  o atendimento ao alunado abordou a importância do Patrimônio " material e imaterial"  e a arte entra neste contexto porque o Museu Histórico de Itajaí  possui em sua Reserva Técnica uma  pinacoteca, onde agrega obras de vários artistas de/ou que passaram por Itajaí.  A arte pictórica também é um patrimônio.

A importância da arte no desenvolvimento crítico -


quinta-feira, 16 de junho de 2011

ECO-NOMIA - Itajaí da nome a sua história


Pessoal, desenvolvi no mês em que a nossa cidade aniversaria uma pesquisa sobre Itajaí, desde a sua origem até a atualidade, com dados recentes, publicados em fevereiro último pelo IBGE.  Excelente material para professores e amantes da História.  Tem farto material fotográfico de Itajaí antiga obtidas do Centro de Documentação e Memória Histórica (Arquivo Público).  Espero que gostem.  O documeto foi desenvolvido em Power Point e para acessá-lo:

Copie o link e cole na barra de endereços https://docs.google.com/leaf?id=0B_lkxfXTvMowZjVkYmM4ZjYtNDE2MS00Y2QzLWE4NzYtYTdhMjA5NWY0MWI5&hl=pt_BR