sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ARTISTA AMIGO DA ESCOLA 4

CEI. JOÃO SANDRI 

Num trabalho de parceria entre alunos(as), pais e professoras, a obra referência para o desenvolvimento do projeto Arte na Escola foi esta obra em acrílica sobre tela, de 1998, intitulada " Leste", através de votação. 




      " NO TRABALHO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA SABER MUDAR A FIM DE ACOMPANHARMOS AS TRASFORMAÇÕES TRAZIDAS PELO TEMPO"

EQUIPE  CEI JOÃO SANDRI:  Professoras Vanessa, Franciny, Andréia  e Suzana com Agê Pinheiro

Logo na entrada uma rede de informações sobre a vida e obra de Agê.

A narrativa complementava-se com barquinhos de papel....

.....e com mãozinhas impressas na pesquisa desenvolvida pelas crianças.


Agê prepara o datashow para mostrar um pouco mais de suas obras....

...e a expectativa aumenta.


Agê começou falando de sua infância, de seu pai, Mestre de Barco e que isto refletiu muito nas obras que desenvolve.  Falou também da importância da escola na vida da gente, que nos faz olhar o mundo de maneiras múltiplas e que o professor(a) são especiais, importantes,  porque nos permite a descobrir possibilidades novas de entender os " caminhos da vida"


Agê começa a apresentação traçando pontuações sobre as formas geoimétricas, porque pintura, antes de tudo é desenho.



Em uma de suas obras Agê apresenta um cocar indígena composto por imagens de peixinhos, falou também que o fez em homenagem ao índios que moravam nessas terras bem antes da nossa cidade existir.  Um aluno gritou no fundo da sala " Agê nós temos uma coleguinha índia, ela se chama Stephani Vaika.  Agê junto a turma pediu que ela se levantasse e pediu uma salva de palmas.  Ela ficou toda emocionada.



Agê apresentou a obra peixe gravata fazendo alusão o quanto seu pai trabalhou em alto mar  para promover a educação de seus filhos.


 

Após várias obras apresentadas chegou aquela em que eles se basearam no desenvolvimento dos trabalhos.



Um dos alunos perguntou o por quê do nome " Leste" Agê respondeu que o leste é o lado onde o mar fica, onde o sol nasce e que banha  a cidade onde vivemos.



Nas telinhas pintadas não trabalharam apenas a questão da representação da obra, mas exploraram de maneira lúdica a forma, a textura, cores quentes e frias, a proporção e os elementos geométricos.  A coordenação motora moveu os sentimentos no mundo simbólico de cada um.



  

Agê começou a apresentar as formas geométricas básicas: quadrado, círculo e triângulo e o que podemos criar a partir da união dessas formas....



Agê dá um exemplo e convida alguns alunos(as) a criarem uma composição a partir dessas formas




Larissa toma posse dos elementos sobre a mesa...



                                    
....e transforma num PEIXE FELIZ !



O aluno Wllian transformou as formas num delicioso " sorvete com pedacinhos de chocolate" Todos aplaudiram pela criação inusitada.  ELE SAIU DO PEIXE PORQUE OUVIU NA CONVERSA DE AGÊ QUE ARTE É LIBERDADE DE EXPRESSÃO, E QUE PODEMOS  CRIAR O QUE QUISERMOS, POIS A ARTE É UM CASO PRIVILEGIADO DA VIDA. 



O aluno André demonstrou sua criatividade compondo a MENINA NA JANELA, também foi aplaudido.
Depois de muita alegria e desconcentração, os alunos numa demonstração de carinho se uniram num forte abraço:


De repente, a aluna Maria Vitória trouxe um desenhinho com uma balinha dentro.  Foi emocionante!!
  




Agê recebe de Júlia, Larissa e André uma telinha de presente e um cartão peixe com os seguintes dizeres: 


"  A TURMA DA PRÉ ESCOLA AGRADECE A OPORTUNIDADE DE APRIMORAR O CONHECIMENTO,  E VALORIZAR E CONHECER DE PERTO UM ARTISTA DE NOSSA CIDADE.  AGÊ PINHEIRO...TEMOS A CERTEZA QUE SUA PASSAGEM NO NOSSO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOÃO SANDRI FICARÁ MARCADA NA HISTÓRIA DE CADA UM DE NÓS.  OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE" .




Agê celebra junto às crianças a despedida com muita alegria levando consigo a certeza de  
que a ternura de uma criança ultrapassa qualquer arte que posssa ser realizada, pois cada uma delas carrega consigo sua melhor pintura.  


Agradeço toda a equipe do CEI. JOÃO SANDRI esta oportunidade, porque na fala de um sonhador a memória será certamente a maior e  última de todas as obras.  





Um comentário:

  1. OBRIGADO AGÊ PINHEIRO... PELA OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR COM NOSSOS PEQUENOS UM POUCO DA SUA HISTÓRIA,SUAS EXPERIÊNCIAS,SUA ARTE.
    TEMOS A CERTEZA QUE ESSE DIA FICARÁ GUARDADO NA MEMÓRIA DE CADA UM DE NÓS.
    SEU BLOG FICOU INCRÍVEL.

    ResponderExcluir