quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ARTISTA AMIGO DA ESCOLA 6

CENTRO EDUCACIONAL CACILDO ROMAGNANI - CAIC
29 e 30 de agosto 2011

Nos dias que antecederam a minha visita no CAIC  a Professora Alessandra, no intuito de aproximar a arte para a vida diária das crianças, desenvolveu um trabalho de sensibilização com as crianças das quartas séries do Ensino Fundamental  estimulando de maneira significativa o universo simbólico que cada um carrga em sí, seja através da expectativa da visita anunciada, seja pelo desenvolvimento de trabalhinhos artísticos singulares.



Entre uma fala e outra, surgiam demonstrações de carinho como o de Heloíosa Garcia, entre tantos: 







Ruan desdobrou sua obra em ícones, parecendo apontar o vento em todas as suas direções...



...Como o pião de Bruno, que optou por seu encantamento pela obra " ECOS DE VÓS - Encantamento do Pátio": 

Durante os dois dias de encontro, falei do papel e importância da arte em nossa vida diária, porque a arte na atualiade surge como fonte de reflexão, muito diferente do seu papel a quinhentos anos atrás quando sua função era norteada apenas pela representação da realidade.

Muitas interrogações e princípios conquistados...

 
Falei também da arte como fonte de pesquisa, dos artistas itajaienses ou não e que possuem obras acervadas no Museu Histórico de Itajaí.


Apresentei duas obras da fase "TERRENO" , trama pictórica que dialóga o espaço urbano em que vivemos e suas intervenções em nosso dia a dia.  Os alunos(as) e professores(as)  interpretaram de maneiras diferentes as mesmas obras, certificando que a arte é um meio singular de comunicação porque propõe o diálogo pelo que cada um é, ou seja, a arte (obra) só estará pronta a partirdo olhar e da leitura do expectador.  Não é um trabalho estático, mas, diâmico, força motriz que move sentimentos e mudanças de paradigma...



 

O final das apresentações foram marcadas com muita alegria e registros desse momento mágico que certamente ficará na memória de todos nós.

Aos professores(as) participantes meu agradecimento e em especial a professora Alessandra, mentora deste encontro no CAIC. 



        Aos alunos(as) participantes do Centro Educacional Cacildo Romagnani - CAIC  fica o meu carinho sincero,
pela acolhida terrena,
melhor pintura de ser.



Um comentário:

  1. Meu muito obrigada pela visita, e pelo sucesso com os alunos, sua participação forá comentada por todos na escola e nosso projeto continua, sobre seu trabalho. em nome dos alunos Obrigada.

    ResponderExcluir