CENTRO EDUCACIONAL DE CORDEIROS
Com o objetivo da valorização da cultura artística itajaiense, com ênfase aos artistas da região, o Centro Educacional de Cordeiros, CEC, me convidou para falar um pouco de minha produção e principalmente o papel da arte na sociedade que vivemos.
Num clima de desconcentração demonstrei aos pequeninos o porque a arte era vista como a representação da realidade e hoje como a apresentação do mundo simbólico de cada um de nós, ou seja, arte é tudo o que podemos realizar com o objetivo de um produto que promova a reflexão crítica da sociedade.
Levei e apresentei as crianças uma tela recente, da fase: " TERRENO". Nesta composição trabalhei com eles o "olhar", ou seja, cada um(a) falou o que estava vendo (prédio, janela, barco sol, linha quadradinho, etc. Foi neste momento que as crianças começaram a perceber que cada um(a) pode compreender uma obra de arte do seu ponto de vista, de sua interiorização pois para alguns o quadradinho eram pipas, para outros, janelas.
Apresentei várias telas no datashow do CEC e partindo da obra anterior que aborda a cidade, o nosso quintal, enfatizei algumas em especial que abordam os habitantes dessas terras muito antes da cidade existir como: as obras da fase " Os Construtores de Sambaquis" (nossa arqueololgia) :
Como telas da fase: A Multiaplicação dos Peixes" que representam através da cultura marítima, advinda de meu pai, mestre de barco, representações simólicas diversas como o " índio" - fazendo alusão aos Carijós que habitaram estas terras após os Construtores de Sambaquis....
....e as "Barcas do Itajaí-Açu" que refletem as cores predominantes da bandeira do município
Após percorrererem este universo simbólico da arte e artista, alunos(as) das professoras Eliana e Sabrina se posicionaram para uma foto de registro, onde recebi um cartão de agradecimnento, num clima de muita alegria...
AGRADEÇO AS PROFESSORAS PRISCILA E ELIANE, A ORIENTADORA MARIA RITA E A SUPERVISORA SÔNIA ESTA OPORTUNIDADE PORQUE ENFATIZO QUE: A MAIOR OBRA QUE UM ARTISTA PODE CRIAR SÃO 'AQUELAS, CUJA MEMÓRIA, PROPAGA A NOSSA CULTURA, DESENVOLVE NOSSO MUNDO SIMBÓLICO, CRIA " ANTENAS" PARA UM OLHAR MAIS ATENTO NA SOCIEDADE A QUAL PERTENCEMOS E O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORÁ-LA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário